Update 3 – Rover 2.0

Essa semana que passou acabei perdendo muito tempo vendo séries. Recomecei a ver Vikings, eu tinha já visto os três primeiros episódios mas perdi interesse! Agora não sei o motivo, a série é muito boa ou ando muito entediado.

Também fiz uma entrevista de emprego em uma empresa muito legal aqui, eles tem um App no Brasil, Fing, ele faz um scan por devices na rede e guarda históricos e é bem útil pra encontrar o IP de devices recém conectados na rede, o Raspberry Pi por exemplo. Mas o principal serviço deles é o Domotz Pro, um aplicativo que monitora tudo que está na rede, faz testes de velocidade, rotas e mantém histórico em gráficos bem bacanas.


Para uso empresarial profissional ele monitora mais parâmetros e depois de 21 dias precisa pagar pelo serviço. O Client deles funciona no Raspberry Pi e dependendo da importância de se manter o controle de conexão do ambiente vale muito o investimento! Na última empresa que trabalhei seria uma mão na roda no atendimento remoto,em várias situações salvaria muito tempo. Eu acredito que fui bem na entrevista e espero muito que dê certo, não tem sido muito animador gastar Reais com Euros!

Bom voltemos ao projeto do Rover 2.0:
O restante das coisas chegaram o Raspberry Pi Zero, uma case verde, um header de 40 pinos e o cabo da câmera para o Pi Zero.
O cabo OTG (Micro USB  USB), adaptador Mini-HDMI  HDMI e o adaptador USB wireless eu já tinha.
 
Fiz os teste com o HAT/SHIELD que controla os motores e tudo OK! O problema mesmo foi o HDMI, não conseguir fazer o monitor funcionar, os teste que fiz foi com o SD card com o sistema pronto do Raspberry Pi 3 que eu estava usando até então, tudo funcionou menos a saída de vídeo. Segui todas as dicas de forçar o sinal de vídeo pelo HDMI ou até mesmo aumentar a força do sinal mas nada resolvido, O adaptador funciona com minha câmera fotográfica. Sobraram apenas 3 motivos: O problema pode ser meu monitor, ou o conversor de Mini HDMI para o HDMI não está encaixando direito (Realmente a qualidade é duvidosa desse meu adaptador) ou a saída de vídeo veio com defeito.
Estou comprando um cabo MINI HDMI⇢HDMI, é o caminho mais barato, não conheço ninguém aqui na Itália ainda que possa me ajudar com uma TV ou outro monitor :(, seria o mais sensato pra testar primeiro, fazer o que?
Também consegui os motores mas foi outra decepção, eles ficaram extremamente lentos, eu sei que com o tempo devo queimar os motores originais, mas quem liga? Vou aproveitar a velocidade turbo enquanto ainda posso rs. a rotação deles é muito inferior a dos originais, eu sei que tem outra montagem do redutor do conjunto do motor, mas vou seguir usando como está no momento.
Amanhã preciso comprar fita isolante pra prender tudo no lugar e uma lâmpada para a cozinha, esse domingo ela simplesmente explodiu. Outra coisa bem chata no domingo é que eu e minha avó quando estávamos entrando em um trem na estação Pisa-San Rossore, três moças tentaram nos roubar na ladinagem sorrateira, abriram a bolsa da minha avó sem vermos mas uma turista koreana gritou, eu percebi e elas saíram correndo. Muito obrigado koreana que eu esqueci nome. Ladrão tem em todo lugar, infelizmente…
Por hora, o Rover está assim:
Eu amarrei com umas “cordas” de sacola kkkk, não estou usando o Pi Zero por não ter certeza se ele é o defeito para o vídeo não funcionar, vai que danifica o driver dos motores. É isso, até mais!
Update 3 – Rover 2.0
Rolar para o topo