Minha rede WiFi

Essa semana pude ver o valor de ter o agente Domotz PRO em minha rede. Em uma sexta-feira comecei a receber diversos alertas de devices ficando on-line e offline em poucos minutos e continuamente, eu percebi que todos os devices me enviando alertas estavam conectados a rede WiFi e estavam um pouco distantes do meu Access Point, mais precisamente na minha sala. Eu então abri o Domotz PRO e vi o seguinte no gráfico RTD (Round Trip Delay) dos devices indo online/offline:

Todos os devices apresentaram uma latência maior começando no domingo dia 29 de setembro, mostrando até uma perda de pacotes, o que não era normal para alguns dos devices. Eu então no dia seguinte mudei o canal do meu WiFi e notei uma melhora significativa (vista no mesmo gráfico). Na segunda-feira a noite depois de verificar a melhora na rede para ter certeza que eu havia escolhido os canais WiFi corretamente fiz alguns scans utilizando o WiFi Analyzer e descobri que algum vizinho havia sobreposto os canais que eu estava usando antes, dificilmente teria descoberto isso sem a Domotz Pro, esse é o grande valor dessa ferramenta,

Mesmo alterando os canais vi que eu poderia melhorar a rede ainda mais com um novo AP na sala, agora tudo parece funcionar melhor:

Inclusive os testes com o iPerf 3 melhoraram significamente, veja aqui o antes e depois:

Eu sei que minha opinião como funcionário pode ser vista como tendenciosa, mas sem a Domotz PRO eu teria sofrido um bom tempo sem notar esse problema em minha rede.

 

Minha rede WiFi
Rolar para o topo