Open Media Vault

Algumas semana atrás eu quis centralizar as mídias que temos em casa, a rotina de ter que ficar com pendrive pra lá e pra cá se quisesse assistir uma filme ou série baixada estava bem chata.
Depois de muito pesquisar decidi pelo Open Media Vault, ele é fácil de implementar usando as imagens prontas que eles disponibilizam aqui: https://sourceforge.net/projects/openmediavault/files/
Para gravar no SD eu sugiro usar o Win32 Disk Imager: https://sourceforge.net/projects/win32diskimager/
Para escolher a plataforma que você vai usar dê uma olhada no vídeo do “Cabelinho”, ele explica bacana como funciona usando o Rock64 comparando-o com outras soluções:

 

Eu diria que o ideal é usar um plataforma com uma USB 3.0, em casa acabei usando um Raspberry Pi pois era o que eu tinha sobrando aqui.

As credenciais padrões são:

User: admin
Password: openmediavault

 

Atualize o sistema no Update Management, REINICIE, ele dá erros na instalação dos plugins se você não reiniciar depois de atualizar e então instale o miniDLNA e qualquer outro plugin que quiser (em Plugins).
Eu usei um HDD externo, pluguei o HDD e o configurei em File Systems, criei o compartilhamento em Shared Folders e habilitei os serviços SMB e o miniDLNA (eles não estão habilitados por padrão).

Tudo certo pra assistir os filmes e tudo mais no seu NAS caseiro!

Open Media Vault
Rolar para o topo